É principalmente na face que expressamos nossos sentimentos, sendo o mais nobre o sorriso, por representar a emoção mais positiva. Deformidades congênitas ou adquiridas, mesmo que superficiais, muitas vezes limitam as atividades sociais e econômicas do indivíduo, inclusive, afetando seu caráter e sua personalidade.
Um tratamento odontológico corretivo deve levar em conta à avaliação psicossocial do paciente, buscando a indicação mais adequada no sentido de proporcionar a reintegração do indivíduo ao seu núcleo social com amigos e família através de tratamentos para correção das estruturas ósseas e dentárias, adaptação de próteses, correção de sorriso e lábios.
Nas crianças, os aspectos emocionais devem ser ainda mais criteriosos, pois, quaisquer desvios de normalidade no crescimento e desenvolvimento da estrutura facial terão importante participação na formação de seu caráter e personalidade. Dessa forma, é pertinente que desde cedo haja acompanhamento ortodôntico a fim de prevenir, interceptar e corrigir estes problemas evitando complicações relacionadas à autoestima, capacidade de fazer amigos e de se relacionar com a sociedade.
A genética tem fator importante no desenvolvimento craniofacial, pois, sabe-se que cada criança tem a metade dos genes de cada progenitor, entretanto, os fatores ambientais (nutrição, ambiente, hábitos, etc.) exercem influência direta e podem ser benéficas ou prejudiciais no seu desenvolvimento.
A correção de uma deformidade facial visa estabelecer ou devolver a harmonia ou equilíbrio do homem à sociedade. Mas, não se altera somente dentes e face de uma pessoa, pois os benefícios vão além da superfície dentária, atingindo também a psique promovendo, às vezes, mudanças súbitas e profundas no caráter e na personalidade.
Assim sendo, a face entre as regiões do corpo, é a que mais identifica o ser com o mundo. De certa forma, seria o espelho que reflete a essência do ser.
Portanto, a procura pela harmonia facial, quer por cirurgia, ortodontia, reabilitação com prótese ou correção do sorriso, emana simplesmente uma finalidade transcendente que é a integração da face com o espírito, da emoção com a razão, visando estabelecer um equilíbrio interno que permita ao paciente reencontrar-se, para que se sinta em harmonia com sua própria imagem e com o universo que o cerca.
Deve-se ter clareza das profundas mudanças relacionadas ao estado emocional alterado em virtude das particularidades de sua face. Em cada especialidade existem características essenciais que requerem atenção e contribuem para o agravamento, início ou perpetuação de inúmeros problemas.
Conheça nossa filosofia preventiva. Faça-nos uma visita.